quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Formei!

Hoje, às vésperas de colar grau, paro pra pensar tudo que vivi desde que recebi aquela notícia sobre o resultado do vestibular nos idos de 2008... Me lembro como se fosse ontem, a surpresa não foi grande, o sentimento predominante era: ALÍVIO. Ora, naquele momento da minha vida, esse era o único caminho possível, e eu havia estudado muito tantos anos para segui-lo, então enfim, havia alcançado o grande objetivo: pronto, agora minha vida estava resolvida, era só estudar, formar e trabalhar, simples assim! Rs.
Como quase sempre na vida as nossas expectativas não são correspondidas, mas calma, aprendi também que isso não quer dizer que elas não podem ser superadas...
Depois de 2 anos de sofrimento na Geografia mudei pra História e lá eu descobri que o que me decepcionou não foi a Geografia e sim a academia, seus moldes e caretices, onde já se viu, quererem enquadrar o pensamento, que, por natureza, é livre. Mas devo dizer, sem o que aprendi ali não teria chegado a essa conclusão... Uma faca de 2 gumes.
Hoje o que me dói é a conclusão: não há saída, somos produto de um processo civilizador, definidos pela sociedade, e, mesmo que não anulados por ela, nos vemos em estruturas muito bem legitimadas e incrustadas...
Na minha trajetória muito sofrimento e frustrações, sempre carregando uma vida multitarefas: estágios, circo, disciplinas, circo, reuniões, circo, circo, circo....
Mas devo contar das muitas alegrias, loucuras (geotecos/ na toras, cabrals, calouradas...), proporcionadas pelas muitas 'gentes boas' que cruzaram meu caminho, mais do que se pode contar. Ah essas sim são a parte mais importante e feliz dessa história toda, amigos para uma noite, para um semestre, para a vida! Por eles digo: ainda bem que passei por aqui!!
Meus estágios no MHNJB e PROEF foram espetáculos à parte, onde conheci os melhores amigos que se pode ter, e me diverti o máximo que se pode divertir, ah os sábados no museu, os bolinhos, as besteiras, os almoços, o sorvete, as risadas (...) como eu sinto saudade!
Hoje sou quem sou por tudo que vivi ali e seus desdobramentos, faço outras inferências, considero diferentes interpretações e enfim entendo de fato a professora Adriana Romeiro , quando ela disse na primeira aula da disciplina História da Arte que “sem erudição não há fruição”, aqui sou mais abrangente e me refiro à todas experiencias da vida e tento ser menos radical, mas sim, a fruição pode ser muito mais rica aliada à 'erudição'.
Produto do meu tempo e espaço valorizo a liberdade, acredito que através do auto conhecimento chegarei mais perto dela e esses anos na UFMG me levaram um pouco mais adiante nesse caminho.
Agradeço a todos que fizeram parte dele: museanos (!!!), colegas do PROEF 2, amigos da Geografia e da História, amigos do 50 (Thiagomarmota!), amigos da Spasso Livinha!) e ainda aos amigos da era pré faculdade: Marina, Ana, MarcelaFlaviaMoita, Luiza, KaduNaiaraVaz(...) que me conheceram antes e que continuaram perto depois. Aos professores de antes e durante. Ao Gabriel por escutar todas minhas reclamações, frustrações, anseios e descobertas e por ser meu parceiro, meu amor. À minha mãe, Sônia, por todo o companheirismo. Ao meu pai,Alzemar, por ter me proporcionado o sonho que tinha para mim. À minha tia e madrinha Júnia, minha vó e à Consola pelo carinho sempre. Todos vocês fazem parte do que eu sou hoje.
Agora ao fim de mais uma etapa não poderia deixar de citar meu preferido do preferido: O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.

Nenhum comentário: